Rádio
RU chega às cinco décadas de serviço
Emissora atinge meio século em atividade e parte para novos desafios, entre eles o projeto de migrar para a FM
Carlos Queiroz -
Uma jovem senhora de 50 anos.
A Rádio Universidade comemora aniversário e dá início a uma nova fase, de reestruturação administrativa, financeira e de programação, sem perder suas origens, que tem como ponto forte o jornalismo, e o propósito de seu fundador, dom Antônio Zattera. “Um visionário, que criou a RU para servir à comunidade”, salienta o diretor-geral, padre Plutarco de Almeida. Além de buscar a modernização sob todos os aspectos, a emissora está na expectativa de migrar para a FM, o que deverá ocorrer em 2018.
A nova fase vem com reconfiguração da equipe e maior dinamismo no jornalismo. “Vim a Pelotas para isso, para modernizar a emissora, mas sem deixar de ser fiel às origens”, enfatiza o diretor-geral, ao acentuar que é preciso acompanhar a evolução dos tempos, porque as mídias tradicionais que não se atualizarem vão desaparecer. “Vale para todas, não é uma questão só das rádios. São os novos desafios para a comunicação em geral”, ressalta.
Conforme o padre Almeida, a RU tem uma estrutura não condizente com a modernidade e isso vai mudar. A perspectiva é de migração para FM, dinamização do jornalismo e participação maior nos eventos culturais da cidade. O trabalho será baseado no tripé jornalismo (com seriedade), cultura (espaço maior para os valores da terra) e evangelização (com a mensagem de Jesus Cristo, independentemente da igreja). Pelotas tem várias igrejas e é preciso respeitar o pluralismo religioso, pois o bem e o amor ao próximo são praticados dentro de várias, frisa o diretor-geral da RU.
Gente da casa
Com 49 anos e meio de casa, a história dele se mistura com a da emissora. O jornalista Clayton Rocha diz se sentir orgulhoso de conduzir o mesmo programa há quase 39 anos, sendo sempre ele o mediador. O 13 Horas é o segundo de debates mais antigo no Brasil. Só perde para o Sala de Redação. Foi criado dentro da Basílica de São Pedro, por ocasião da eleição do papa João Paulo I. Entre as recordações mais marcantes, a entrega da figueira de bronze do Mérito Zona Sul ao fundador da UCPel, dom Antônio Zattera, e a cobertura histórica da eleição do papa Francisco, em 2013. Lembra ainda ter iniciado na RU com o ex-diretor José Cunha, em 1968.
Não menos antigo na emissora, o programador musical José Carlos Farias está há 44 anos e salienta a importância da rádio, suas mudanças e a chegada de mais estagiários para o trabalho, juntamente com os mais velhos, a base para sustentação. Entre funcionária e colaboradora, são 20 anos de RU. A jornalista Maria José Garcia conta que sua paixão por rádio começou justamente ouvindo a RU. Daniel Kurz também está há 20 anos na casa que julga ser a sua segunda. Locutor, produtor, operador de áudio, atua no jornalismo esportivo.
Festa de aniversário
A festa de aniversário realizada nesta terça-feira (25), no largo Edmar Fetter, atraiu público significativo, que acompanhou a programação ao vivo e a variedade de atrações e serviços disponibilizados por diversos cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e parceiros. Verificação de glicose, de pressão, avaliação nutricional, massagem, pesagem, saúde bucal e projeto Direito na Rua. “Muito bom. Aproveitei para fazer os testes”, disse o aposentado Paulo Sérgio Vargas.
As apresentações artísticas ficaram por conta do grupo Encanto Cigano (Cetres/UCPel), roda de samba de Márcio Jaguarão, com Solon Silva e convidados. A festa acabou em Carnaval, com o lançamento da Folia 2018. Ocorreram, ainda, distribuição de brindes da Natura, mudas de árvores, algodão doce para as crianças e o projeto Escolinha de Trânsito da prefeitura.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário